Europeias 2019

Quem são os candidatos portugueses a eurodeputado?

Rui Barros, Maria Inês Moreira • 22 de maio 2019

São 357 candidatos, mas, no final, só há lugar para 21. Os portugueses vão às urnas para decidir quem querem que os represente no Parlamento Europeu. Mas sabem quem são? Escolha um partido e fique a conhecer os rostos, a experiência e a probabilidade de ser eleito de cada um dos candidatos.


Nota:

Os dados que alimentam este trabalho começaram a ser recolhidos no "Date with Data", um evento mensal que junta, na cidade do Porto, pessoas interessadas em trabalhar com dados. Os dados recolhidos durante esse evento podem ser descarregados aqui .

Ao trabalho iniciado nesse encontro, a Renascença acrescentou a informação dos 21 candidatos do Aliança, Basta!, Iniciativa Liberal, Livre, Nós, Cidadãos!,PCTP/MRPP, PDR, PNR, PTP e PURP.

Os nomes dos 21 membros das listas são aqueles que constam do documento do Tribunal Constitucional com as listas definitivas.

A informação biográfica dos membros das listas foi recolhida de diversas fontes: sites de partidos, entrevistas dadas pelos candidatos, bem como os próprios partidos.

Caso detecte alguma incorreção, contacte-nos através do e-mail rui.barros@rr.pt .

A probabilidade de ser eleito baseia-se nos resultados das últimas três sondagens. Ao valor médio das três sondagens, a Renascença somou e subtraiu o valor do desvio padrão, conseguindo assim aferir a probabilidade de determindado candidato ser eleito. Este valor é meramente indicativo.

Os dados recolhidos podem ser descarregados no Portal de Dados Abertos da Renascença.