Da etapa mais difícil àquelas que vão decidir o vencedor da prova. Os mapas e os detalhes das 10 etapas da Volta a Portugal em bicicleta.
Se desejar que os mapas mostrem a sua localização, clique no botão para autorizar o nosso site a usar essa informação:
A Avenida da Europa recebe uma vez mais a festa da Volta a Portugal. Será ponto de partida e chegada do Prólogo.
São seis quilómetros, em contrarrelógio, onde é necessário ter alguma atenção, principalmente na passagem pela zona histórica da cidade.
No final, fica definido o primeiro camisola amarela da competição.
A primeira etapa da Volta a Portugal é por norma muito nervosa.
A maior dificuldade da tirada surge logo nos primeiros 40 quilómetros, com a subida à Serra da Lousã, onde está um Prémio de Montanha de 1ª categoria.
Na fase final desaparece a montanha, altura em que podem brilhar os velocistas, com uma provável chegada ao sprint, em Leiria.
A etapa mais longa desta edição da Volta a Portugal surge ao terceiro dia de competição.
A região Oeste fará parte de grande parte do cenário desta jornada, que se prevê tranquila até chegar ao concelho de Loures. Nos últimos 45 quilómetros, poderá haver mais animação, com dois prémios de montanha.
O último, de 4ª categoria, coincide com a chegada em Santo António dos Cavaleiros, às portas da capital.
O Ribatejo encarrega-se de ‘pintar’ a primeira parte da 3ª etapa.
Os corredores seguem então para norte. Terão pela frente um percurso recheado de Prémios de Montanha de 3ª e 4ª categoria.
No final abram alas para os sprinters, pois eles vão querer brilhar na sempre espetacular chegada em empedrado de Castelo Branco.
À quarta etapa chega o que tantos esperavam há quatro anos: a chegada ao Alto da Torre, na Serra da Estrela.A etapa rainha começa com uma estreia, Pampilhosa da Serra.
E assim que partem, os corredores começam logo a subir, até Soeirinho, onde está um Prémio de Montanha de 2ª categoria, ao quilómetro oito.
As atenções estarão concentradas na escalada à Torre que começa na Covilhã. Serão 20 quilómetros sempre a subir.
Com a subida à Torre ultrapassada, o pelotão ruma ao merecido dia de descanso, na Guarda.
Será uma etapa com percurso pouco acidentado, até aos últimos 20 quilómetros. Na subida à cidade mais alta do país, onde vão estar dois Prémios de Montanha, de 2ª e 3ª categoria, haverá de novo espetáculo.
Os homens mais fortes da Volta vão querer estar na luta de novo.
Torre de Moncorvo abre as portas ao Nordeste Transmontano, nesta 6ª etapa que tem nos primeiros 53 quilómetros três Prémios de Montanha de 3ª categoria.
Um facto que não traz grandes dificuldades ao pelotão. A chegada a Bragança é também a última oportunidade para os sprinters brilharem.
Bragança é a única cidade que recebe uma chegada e no dia seguinte uma partida. Há muitos anos que não acontecia.
Uma etapa difícil, com três Prémios de Montanha, um de 2ª categoria e dois de 1ª categoria, o último a coincidir com a chegada instalada no alto da Serra do Larouco, a segunda mais alta de Portugal Continental.
Este será mais um dia decisivo.
Depois de mais um dia exigente, a 8ª etapa terá sobretudo uma primeira metade tranquila.
Será a partir da Serra da Argela, ao quilómetro 85, que começa a montanha. Um sobe e desce, com contagens de 3ª e 4ª categorias.
Os últimos 1600 metros são a subir até ao Santurário de Sta. Qutéria, em Felgueiras.
É a etapa mais curta, mas esse facto não interessa.
A 9ª etapa é a mais decisiva, aquela que pode tirar as últimas dúvidas. O primeiro desafio da jornada encontra-se ao 27 com a subida ao Viso. Depois não haverá muito tempo para descansar.
Os últimos 70 quilómetros têm três exigentes contagens de montanha de 1ª categoria, o último na dura e espetacular Senhora da Graça.
Os últimos quilómetros fazem-se, à semelhança dos últimos anos, numa luta contra o tempo.O percurso terá uma forte componente técnica com zonas planas, subidas e descidas.
Será o Rio Douro a pintar esta última etapa que termina na Avenida dos Aliados, um lugar que não recebia a Volta a Portugal há 30 anos, precisamente quando o agora diretor da competição, Joaquim Gomes, venceu a sua primeira Volta.